Bom dia
Recebemos recentemente um e-mail de um leitor do nosso portal onde nos colocava uma questão pertinente.
Questão essa que deixarei aqui de modo a lançar uma discussão.
"
Vou adquirir brevemente um kayak de pesca.
Gostaria, se possível, que me informassem se posso pescar com ele no rio e no mar
O pouco que sei da matéria é que o Kayak tem de estar homologado para mar e não pode distanciar-se a mais de 1 milha náutica da costa.
Ouvi dizer que os caiaques, bem como as canoas, gaivotas, cocos e outras embarcações de praia desprovidas de motor ou vela não são abrangidas pelo estatuído no DL 124/2004, de 25MAI (Regulamento da Náutica de Recreio, não estando portanto sujeitas a registo enquanto embarcações de recreio, sendo que estão limitadas a navegar até uma distância máxima de 300 metros da borda de água.
Pelos vistos a lei é omissa no que respeita à pesca em kayak, porque define 3 tipos de licença, apeada, embarcada e submarina.
Por lógica associávamos o kayak à embarcada, mas também é referida na lei que "Na pesca lúdica apenas é permitida a utilização de embarcações registadas no recreio ou na actividade marítimo-turística... ".
Uma vez que no Regulamento da Náutica de Recreio diz que não são abrangidas pelo regulamento " As canoas, caiaques, gaivotas, cocos e outras embarcações de praia desprovidas de motor ou vela, que naveguem até à distância de 300 m da borda de água " o que fazer 
Posso ou não pescar ?
Que licenças preciso ?
Como as adquirir ?"